-
Arquitetos: AIA
- Área: 125 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Carolina Delgado
-
Fabricantes: AutoDesk, BRUMA, Beko, Bosch, CIN, Efapel, Franke, JNF, Junkers, Led Lux, Mother Studio, Ofa, Pladur, Primus Vitória Ceramics, Profiltek, Roca, Sanindusa, Smeg, Valadares
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Augusto Rosa materializa a renovação de um apartamento, para ser a casa de um casal cujos filhos já saíram todos de casa, e que por isso querem poder utilizar regularmente todos os espaços do apartamento, sem dedicarem espaços concretos a estarem parados à espera de visitas. Neste sentido, este é um apartamento com um único quarto, que ocupa uma posição central no apartamento e poderá ser utilizado como um espaço de atravessamento durante o dia, uma vez que possuí três portas e as restantes divisões se organizam na sua maioria à sua volta.
Sem subtrair nenhuma parede, o conceito principal da intervenção passou pela adição de diversos armários fixos, que se instalam nas diferentes divisões do apartamento para fazerem parte do espaço que integram e assim indicarem a sua função.
No teto da sala, um lindíssimo fresco com motivos e tons suaves, aparecia desvirtuado por outros elementos que compunham o teto, tendo a sua intervenção consistido apenas na remoção desses elementos, como forma de se poder apreciar esta beleza semi desvanecida.
Sendo o único quarto existente uma suite, a casa de banho ficaria bloqueada dentro do quarto e nos confins do apartamento, surgindo assim a necessidade de introduzir uma segunda casa de banho mais acessível e que fosse bastante discreta. Sendo uma solução pouco convencional, numa das paredes da sala criou-se quase como uma passagem secreta, disfarçada de parede normal, que dá assim acesso à segunda casa de banho.